A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, com sede em Cascavel, está empregando cerca de 500 militares no Exercício de Adestramento Militar e realizará Operações de Defesa de Estruturas Estratégicas Terrestres, experimentações doutrinárias na área Operacional e Logística, Postos de Bloqueio e Controle de Estradas e adestramento na exploração das comunicações durante a Operação Laçador.
O Posto de Comando e Área de Apoio Logístico estão localizados em Capitão Leônidas Marques, adjacente à PR-163, na instalação da Grande Parada. A partir de amanhã (18) o 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado realizará uma simulação de ocupação da Usina Hidrelétrica José Richa (Salto Caxias), com objetivo de aperfeiçoar as técnicas e táticas de Operações de Defesa de Estruturas Estratégicas Terrestres.
No dia 21 de setembro (sábado) será realizada uma Ação Cívico-Social (ACISO) em frente ao Centro Municipal de Saúde de Capitão Leônidas Marques, ao lado da Igreja São Cristóvão.
Articulado pelo Ministério da Defesa, e sob coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), cerca de 8 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica participarão de treinamento conjunto na região Sul do país. O exercício, que iniciou nessa segunda-feira (16), conta com diversos treinamentos e simulações de guerra, com o objetivo de preparar os militares para a missão constitucional de defesa da pátria.
Esta edição, que ocorre de 16 a 27 de setembro, está sendo desenvolvida, simultaneamente, nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Para isso, o território que compreende os três estados recebeu uma nova demarcação, com a criação de países fictícios denominados pelas cores verde e amarela. Deste modo, os comandos das forças recebem instruções de coordenadores instalados na Direção do Exercício (DIREx) para procederem aos ataques de forma a derrotar o inimigo imaginário.
A operação Laçador é o 35º exercício desse porte, realizado pelo Ministério da Defesa desde 2002, com o objetivo de aprimorar o adestramento das três Forças para atuar, de forma coordenada e eficaz, em conflitos convencionais.
Outras informações sobre as Operações no Oeste do Paraná poderão ser obtidas com a Seção de Comunicação Social da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada pelo telefone (45) 8813-4033 ou pelo site www.operacoes.defesa.mil.br.
Assessoria