Duas novas profissionais estrangeiras que irão atuar em São Miguel do Iguaçu pelo programa do governo federal “Mais Médicos” desembarcaram neste fim de semana no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A secretária municipal de Saúde, Maria Elisabete de Borba, está na capital do Estado onde recepciona as novas médicas que devem começar a trabalhar no município na segunda-feira (23).
Mais dois médicos chegam até a próxima semana, totalizando quatro estrangeiros e um brasileiro que já está trabalhando em São Miguel desde o dia 02 de setembro. A população são-miguelense passará a contar com o atendimento de 29 médicos no serviço público de saúde, distribuídos nos plantões, PSF’s, Unidade de Saúde Central e Clínica de Especialidades.
O programa
O programa “Mais Médicos” foi lançado pela presidente Dilma Rousseff, no dia 8 de julho, com o objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde, além de ampliar o número de médicos nas regiões carentes do País, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades e, assim, melhorar o atendimento aos usuários do SUS. Os médicos do programa vão receber uma bolsa de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo e farão especialização em Atenção Básica.
SMI