O secretário da Comunicação Social, Marcelo Cattani, e o secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns, assinaram um protocolo de intenções que autoriza a TV eParaná (canal 9) a transmitir os aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os programas serão apresentados em quatro sábados seguidos, de 21 de setembro a 19 de outubro, uma semana antes do exame, marcado para 26 e 27 de outubro. Também participaram da assinatura, o diretor-presidente da eParaná, Flávio Costa, e a superintendente da Secretaria da Educação, Eliane Rocha.
No Paraná, cerca de 100 mil alunos poderão fazer o Enem. O Gabaritando Enem foi produzido pela TV Paulo Freire, da Secretaria da Educação do Paraná, com professores da rede estadual de educação. Para divulgar os aulões, a Secretaria da Comunicação Social preparou uma campanha nas escolas estaduais, informando dias e horários das aulas de cada disciplina: química, física, biologia, arte, matemática, língua portuguesa, espanhol, redação, inglês, sociologia, filosofia, história e geografia.
REFORÇO – Os programas serão reprisados durante a semana na programação da éParaná. Para assistir a ao vivo pela internet ou para ver as reapresentações, basta acessar www.rtve.pr.gov.br. A exceção da transmissão pela internet será no dia 21 porque a Celepar mudará para um novo data center. As aulas poderão ser vistas também pelo Youtube.
Os estudantes poderão assistir também os aulões quantas vezes quiserem, pelo portal www.diaadia.pr.gov.br. Além disso, as “Dicas Quentes do Enem” ficarão à disposição das emissoras via Aerp Notícias, que abrange as emissoras de rádio do Estado.
PARCERIA – Cattani afirmou que o compartilhamento de ideias e de estruturas permite o crescimento da educação no Paraná. “Com esta multiplataforma, o Estado terá um grande salto na qualidade do ensino”, afirmou o secretário da Comunicação Social.
Empolgado com o resultado do Gabaritando Enem, Arns disse que o entrosamento das áreas de educação e comunicação está abrindo caminhos para a divulgação de conteúdo e aprimoramento da informação. “É uma iniciativa inédita no Brasil. É inédita também a participação exclusiva de professores da rede pública de educação nestas aulas. Estamos fazendo história”, declarou o secretário da Educação e vice-governador.
Os programas foram gravados no Colégio Estadual do Paraná, durante as aulas preparatórias para o Enem. Serão exibidas três disciplinas por sábado, cada uma com meia hora de duração. No último sábado será veiculado um episódio especial para os professores responderem questões de alunos enviadas pelo twitter pelo código #GabaritandoEnem.
AEN