As ministras do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, e da África do Sul, Edna Molewa, assinaram, no Parque Nacional do Iguaçu, um acordo de cooperação entre os dois países para promover iniciativas conjuntas de conservação ambiental e promoção do desenvolvimento sustentável. O encontro ocorreu durante a 16ª Reunião Ministerial sobre Mudança do Clima do Grupo Basic, que reúne Brasil, África do Sul, Índia e China.
Izabella destacou a importância do acordo, que fornece a base para o aprofundamento de uma parceria estratégica entre os dois países que, comprometidos com a sustentabilidade, sediaram grandes conferências da Organização das Nações Unidas (ONU) dedicadas ao tema, no Rio de Janeiro e em Joanesburgo. Mencionou, ainda, o interesse brasileiro na troca de experiências em matéria de gestão de parques e usos públicos de áreas protegidas, ao reconhecer que os parques sulafricanos constituíam uma referência internacional. As duas ministras concordaram em desenvolver programas de intercâmbio científico nas áreas da biodiversidade, mudança do clima e combate a incêndios florestais.
Durante o encontro, identificaram também os grandes desafios que apresenta a gestão sustentável das cidades, particularmente nos países em desenvolvimento. Mencionaram como áreas prioritárias para a cooperação bilateral o controle e monitoramento da poluição do ar, o manejo de resíduos sólidos e a reciclagem.