O prefeito Reni Pereira retornou a Foz do Iguaçu na manhã deste sábado (14), após uma viagem até a cidade de Xiamen, na China. Na oportunidade, foi oficializado um acordo de cooperação entre os municípios, tornando-os cidades irmãs. A proposta foi aprovada na Câmara Municipal, através de um Projeto de Lei do presidente da Casa, vereador Zé Carlos.
Reni Pereira fez uma avaliação positiva da viagem, dizendo que os chineses estão curiosos para conhecer alternativas de mercado, principalmente na área de turismo, inclusive que estão dispostos a investir no Brasil. De acordo com o prefeito, “está sendo feito um planejamento pelo setor de turismo de Xiamen para prospectar o destino Foz do Iguaçu”.
De acordo com Pereira, existe a expectativa de investimentos a se confirmarem até o fim do ano, relacionados à área de LED e também de uma indústria de motocicletas, que ficou de enviar representantes até o fim do ano para analisar a questão tributária do Brasil. “Como lá é um sistema tributário totalmente diferente, eles encontram dificuldades de entender, mas eu consegui demonstrar que, mesmo que eles montassem em qualquer outro município, ou em qualquer outro país da America do Sul, quando viesse para o Brasil teria que pagar este tributo” – ressaltou o prefeito.
Em relação ao sistema de administração adotado no país oriental, o prefeito destacou que em alguns aspectos o modelo está avançado e em outros aspectos está atrasado. “No sentido de desenvolvimento econômico eles estão bem mais avançados, porém no aspecto social, que demanda boa parte da energia da administração pública no nosso país eles estão atrasados, lá não existe saúde pública” – destacou.
Cidade de Xiamen
Xiamen é a primeira cidade considerada como zona especifica econômica da China. O PIB regional no ano de 2012 chegou a aproximadamente 4,6 bilhões de dólares, com valor total do comércio de importação e exportação chegando a 7,5 bilhões de dólares. Xiamen foi criada em 282, tendo 1731 anos e fica localizada ao sul da Província de Fujian, com 3.670.000 habitantes. Recebe em média 41 milhões de turistas
Viagem
Viajaram para a China o prefeito Reni Pereira, o secretário de turismo Jaime Nelson Nascimento e o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Carlos. Os custos foram bancados pela Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China, que custeou as passagens aéreas a partir de São Paulo, além da hospedagem, transporte e alimentação.
Por Gerson Kaiser.