O Zoológico Bosque Guarani ganhou recentemente mais um habitante, nasceu um sagui de tufo branco, representante da espécie calithrix jachus jachus. A família de saguis tem cinco membros: o casal e três filhotes.
Segundo o biólogo Sidnei de Oliveira, é o segundo filhote de sagui nascido este ano no zoo. O nascimento de animais, é resultado da combinação de vários fatores: enriquecimento ambiental, alimentação adequada, cuidados profissionais. “É um feedback do trabalho que está sendo realizado. É uma motivação”, salientou.
Esta espécie de sagui, é originária da região nordeste do Brasil e, foi introduzida em nossa região pela questão do tráfico de animais. Entretanto, também é encontrada em cativeiro nas demais regiões do país.
Os cuidados nos primeiros dias de nascimento do sagui, se refere ao reforço na alimentação da mãe, em razão da amamentação. E também o fator observação, relativo ao comportamento da mãe e do filhote.
Meio Ambiente
O Zoológico Municipal de Foz do Iguaçu é administrado pela Secretaria Municipal de Meio ambiente, que dá suporte na contratação de tratadores, alimentação e medicação de animais e limpeza do local.
Segundo o Diretor de Meio Ambiente, Carlos Alberto Milioli, a revitalização do Zoo Bosque Guarani para 2014 já está prevista no plano plurianual. “A reestruturação desta área é um pedido pessoal do Prefeito Reni Pereira que quer transformar esta área em lazer para a população, atração turística e espaço de conhecimento científico aos estudantes”, explicou o diretor.
Por, AMN