Os sonhos existem para serem realizados e os obstáculos superados. Com esse pensamento, Nelson Gomes de Souza Neto iniciou o projeto Cicloturismo Selvagem – Pedal pela América Latina. De bicicleta, o historiador de 27 anos deixou Foz do Iguaçu em julho de 2012 para passar por 20 estados brasileiros e oito países em uma jornada com mais de 20 mil quilômetros. m No próximo domingo (15), Neto retorna a Foz do Iguaçu, encerrando sua aventura pela América. Ele será recepcionado pela vice-prefeita Ivone Barofaldi, às 9h, na entrada da cidade, no Posto Gasparin (Bairro Três Lagoas). Às 11h, Neto estará no portão de entrada do Parque Nacional do Iguaçu.
A expedição começou no dia 9 de julho de 2012, totalizando 14 meses de jornada passando por Bolívia, Paraguai, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname. No Brasil, Neto passou pelos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Desde a época que cursava a faculdade de História, Neto alimentava o sonho de ver com os próprios olhos as riquezas sul-americanas, que não se limitam apenas a suas belas paisagens, mas também conviver e conhecer de perto a história dos povos, presenciando atrativos naturais, históricos e culturais, acrescentando seus conhecimentos que o ajudarão em sua profissão. Com a ajuda de outros ciclistas, o historiador vem lutando pela garantia dos direitos de quem pedala e buscando um maior respeito no trânsito.
Sua relação com a bicicleta não se restringe somente às cicloviagens. O veículo de propulsão humana é utilizado também como seu principal meio de transporte. A temática do historiador no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi sobre “História e Ciclismo: A função social da bicicleta como meio de transporte na cidade de Foz do Iguaçu”. Neto é membro da Associação Ciclística Cataratas do Iguaçu (ACCI) e um dos responsáveis pela criação da Casa do Ciclista em Foz.
Por AMN