Alunos da Escola Municipal Santa Rita de Cássia, da Vila Pérola, visitaram na terça-feira (10), às 14h30, a Escola de Trânsito do Foztrans, que funciona na Vila Portes. A unidade que estava com os atendimentos suspensos havia dois anos, volta a receber estudantes para aulas teóricas e práticas sobre educação no trânsito.
A “escolinha de trânsito”, como é chamada, conta com uma mini-cidade que reproduz as situações do dia a dia, enfrentadas pelas crianças. O objetivo do projeto é utilizar a capacidade multiplicadora da criança através da conscientização sobre o comportamento delas como pedestres, ciclistas ou passageiros.
O superintendente do Foztrans em Foz do Iguaçu, Paulo Tremarin, explica que a estrutura apresentada aos alunos foi criada no ano de 2003 e desativada em 2010. Ele conta que o lugar foi reativado para aulas teóricas e práticas para alunos, tanto da rede de ensino privada como pública. “Hoje o trânsito é o que mais mata pessoas no mundo e, entendemos que se começar a educar as crianças desde o inicio do ciclo da vida, no futuro teremos um trânsito mais saudável.” Disse Paulo, e ressaltou, “queremos educar e ensinar aos poucos as leis de trânsito a essas crianças.” Finalizou.
Para a Secretária de Assistência Social de Foz do Iguaçu, Claudio Pereira, essas crianças representam o futuro do trânsito, “são os futuros motoristas, pedestres e ciclistas”. Claudio ressaltou que é muito importante levar esse conhecimento aos alunos, “e assim ver cada criança debater o trânsito e levar as informações aos amigos e para dentro de casa e isso é o mais importante,” disse a secretária ao explicar a importância da conscientização no trânsito.
Pelo menos uma escola por semana visitará a Escola de Trânsito do Foztrans.