Os moradores da Vila Bananal receberam na tarde desta sexta-feira (6), o prefeito Reni Pereira, secretários e alguns vereadores que ouviram reclamações e sugestões de melhorias na região que é a área mais longe da zona urbana de Foz do Iguaçu. No local, 37 famílias vivem da agricultura e pesca em terras às margens do Lago de Itaipu, entre os municípios de Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu.
A principal reivindicação dos moradores é a regularização das terras de algumas famílias, que embora já sejam donas das propriedades, ainda não tem documentação. “A população quer se regularizar e é importante essa regularização pra Foz do Iguaçu, por que estamos falando de 8 mil hectares de áreas que pertencem a Foz do Iguaçu. Das quais 4.500 hectares são produtivos e população não tem um título em Foz do Iguaçu, não tem a propriedade. Estão literalmente estão ilhados, sendo que não pertencem a São Miguel do Iguaçu, não pertencem a Santa Terezinha de Itaipu”, disse o prefeito Reni Pereira.
Os moradores também pedem a construção de postos artesianos e um barracão que possa servir de posto de saúde para atendimento médico e odontológico, além de um clube de mães. “Eles literalmente não tem nenhuma estrutura pública de Foz do Iguaçu. Então acreditamos que as demandas que eles nos propuseram são todas de possível realização, algumas num curto espaço de tempo e algumas em médio espaço de tempo”, reiterou Reni Pereira.
O prefeito disse à população que irá atender as reivindicações, mas deixou claro que devido a falta de orçamento para este ano, as obras deverão começar a serem executadas a partir de 2014. “Para ano que vem vamos colocar isso no orçamento e com certeza já atender essa demanda”, finalizou.