O longa metragem “Hamaca paraguaya”, na cineasta paraguaia Paz Encina, foi citado na lista com os 10 melhores filmes do cinema latino-americano, em oitava colocação. A seleção de filmes latinos é liderado pelo uruguaio Whisky (2004), de Pablo Stoll e Juan Pablo Rebella, seguido do mexicano Luz silenciosa” (2007), de Carlos Reygadas. Em terceiro lugar aparece o longa brasileiro “Santiago” (2007), de João Moreira Salles. Em quarto e quinto lugares, os argentinos “La libertad” (2001) de Lisandro Alonso e “La ciénaga” (2001), de Lucrecia Martel.
A lista segue com Historias extraordinarias” (2008), do argentino Mariano Llinás e “Un tigre de papel” (2007), do colombiano Luis Ospina. O também argentino “Silvia Prieto” (1999), de Martin Rejtman e por último o chileno “Aquí se construye” (2000).
Os filmes voltaram a ser exibidos este ano nos festivais BAFICI (Argentina), FICUNAM (México), Cinema Tropical (Estados Unidos), TransCinema (Perú), Cali (Colombia), Tiradentes (Brasil), La Habana (Cuba), Muestra Cinematográfica de Montevideo (Uruguay) e FIDOCS (Chile).
O filme “Hamaca Paraguaya”, conta história de Cândida e Ramón, um casamento de campesinos paraguaios que esperam a volta do filho, que partiu para lutar na Guerra do Chaco. O filme é ganhador Fipresci, do Festival de Cannes, em 2006. Após a premiação, o cinema paraguaio ganhou destaque.
Fonte: Diario Vanguardia