Na (29), uma Audiência Pública reuniu cabeleireiros e manicures para discutir sobre a nova legislação para funcionamento de salões de beleza. Bem como a importância no trabalho de limpeza e esterilização dos objetos de uso das manicures para prevenção de doenças como as Hepatites B e C. Os profissionais tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas, ideias e opiniões sobre o assunto.
Houve uma palestra para os profissionais sobre as Hepatites B e C, falando sobre os seus riscos, prevenção e tratamento. Enfatizou-se também que a esterilização do alicate e outros objetos utilizado nas unhas são fundamentais, pois a transmissão ocorre de manicure/cliente e cliente/manicure. Estima-se que uma entre dez manicures são portadoras da doença. “É muito complexo falar da doença, já que muitas pessoas podem ser portadoras e ainda não sabem”, completou Wanderley Erasmo Furtado, do Ambulatório de Hepatites Virais de Foz do Iguaçu.
Um dos fatores que tem contribuído com o grande índice de Hepatite B e C seriam as grandes migrações, que aconteceram na cidade e a falta de atenção na importância da limpeza de objetos cortantes e a utilização de produtos adequados, para o manuseio do objeto. “O nosso trabalho é dar continuidade a um trabalho que já estava sendo feito, conscientizar as pessoas de que existem doenças, tratamentos e prevenção,” ressaltou a palestrante Ana Heloísa Veras.
Mais informações e dúvidas sobre a resolução de novas Normas em Salões de Beleza, no site da Secretaria de Saúde do Estado: http://www.saude.pr.gov.br/.
AMN