Na manha de sexta-feira (30), professores e servidores da rede estadual de ensino de Foz do Iguaçu realizaram uma manifestação na Avenida Jorge Schimmelpfeng, em frente à Praça do Mitre. A manifestação foi organizada pelo APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná) que representa a categoria e foi nomeada como: “ Dia de Luto e de Luta”.
A mobilização foi realizada simultaneamente em todo o estado do Paraná e marcou os 25 anos da repressão policial ocorrida em 30 de agosto de 1988, quando grevistas foram às ruas protestar e acabaram reprimidos com violência policial. O fato ocorreu em frente à sede do governo do estado, que na época era governado por Álvaro Dias.
Os trabalhadores da educação também reivindicaram durante a manifestação: o pagamento das promoções e progressões em atraso há mais de um ano, que totalizam mais de R$ 48 milhões; um novo modelo de atendimento à saúde; realização de concurso público para funcionários de escolas; revisão do último concurso para professores – que segundo o sindicato, apresentou irregularidades -; debate democrático da Matriz Curricular.
Reportagem Gerson Kaiser