A Secretaria de Saúde de São Miguel do Iguaçu inicia na próxima segunda-feira (2) o Curso de Formação Inicial para Agente Comunitário de Saúde (ACS). É a primeira vez, depois de seis anos, que o município recebe este curso que irá tratar da função do agente.
A formação será ministrada por quatro profissionais da Secretaria de Saúde, capacitados pela Escola de Saúde Pública do Paraná, e terá duração de 440 horas. Dentre os assuntos, serão tratadas informações sobre doenças, Sistema Único de Saúde, Fundamentação Legal, abordagem das famílias, trabalho em equipe, Indicadores de Saúde, entre outros.
O agente comunitário de saúde está vinculado ao Programa de Saúde da Família (PSF), voltado à atenção básica. É este profissional que faz a visita aos domicílios e que conhece de perto a realidade de cada família da sua região. O município de São Miguel conta com 52 agentes vinculados a cinco PSF’s e à Unidade de Saúde Central, sendo que destes apenas quatro possuem qualificação profissional.
A participação no Curso de Formação Inicial para ACS é uma exigência da lei 11.350/2006, que prevê no artigo 6º: o agente deve residir na área da comunidade em que for atuar, ter o ensino fundamental completo e haver concluído, com aproveitamento, o curso de formação inicial e continuada.
A aula inaugural do curso será às 19h na Escola Municipal Vitorino Barbiero.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO