O novo boletim da Secretaria de Estado da Saúde traz 56 novos casos de gripe no Paraná, o que confirma a tendência de queda registrada nas últimas semanas. Desde janeiro de 2013 até esta segunda-feira (26), foram registrados 1.371 casos e 56 mortes em função da doença. Os números levam em conta os casos confirmados através de amostras analisadas pelo Laboratório Central do Estado.
A maior parte das 56 mortes por gripe está ligada à busca tardia por atendimento e a doenças crônicas pré-existentes. Familiares e pessoas que têm problemas pulmonares, cardíacos ou neurológicos crônicos devem ficar ainda mais atentos aos seguintes sintomas: febre alta, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações, calafrio, cansaço e falta de ar.
As pessoas com suspeita de gripe devem procurar atendimento médico o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. Deve-se evitar, ainda, tomar medicamentos que apenas aliviam os sintomas da doença. Outra orientação é par que as pessoas com sintomas da doença também pode contribuir para interromper a circulação viral. A recomendação é para que, ao tossir a pessoa cubra a boca com um lenço ou mesmo com o antebraço, o que evita que o vírus expelido contamine o ambiente.