A Secretária de Saúde em Foz do Iguaçu, Letice Canhete de Lima, alertou a falta de estrutura e financeiro da secretaria para melhor qualidade de trabalho aos profissionais, o que reflete nas ações realizadas por parte da secretaria, principalmente ao combate a dengue no município. A secretária participou do programa Contraponto da Cultura na segunda-feira (26).
Segundo a secretária, o município passa por um processo de comprar e aumentar o volume de soros e poltronas para melhorar a estrutura dos leitos e atender as pessoas que apresentem os sintomas da dengue. “Sobre o Hospital Municipal, estamos trabalhando para que esteja pronto para atender casos de dengue hemorrágica”.
Letice lamenta a falta de melhor remuneração e incentivo financeiro, por parte da secretaria de saúde e também da educação, aos profissionais. “É preciso um estudo mais amplo, dentro da linha financeira das secretarias para então valorizar nossos profissionais, o que vai refletir em ações mais bem desenvolvidas”. Finalizou.
Ela lamentou a falta de estrutura e financeira, “vamos valorizar o programa Saúde da Família, no qual vamos procurar profissionais preparados para trabalhar e cuidar dos pacientes crônicos”, disse a secretária. ”
Força Tarefa contra a dengue
Foz do Iguaçu realiza uma força tarefa contra o mosquito da dengue, a secretária conta que a ação começa no setor de obras e tem uma extensão até o setor da educação. Ela explica que os alunos serão direcionados no sentido de conscientizar pais, vizinhos e amigos no combate a dengue. E serão contemplados com prêmios.
Segundo ela, 90% dos focos da dengue são encontrados nos quintais de residências. Então, a ajuda da população é essencial neste combate a doença. Para fazer a denúncia de alguma área, residência ou lotes irregulares, é só ligar para o disk denúncia 199.
“Nosso objetivo é focar no atendimento às pessoas que apresentem os sintomas da dengue, não só no UPA e Posto de saúde do Morumbi, mas também no hospital e unidades básicas”, explica a secretária de saúde Letice de Lima. Ela conta, ainda, que a secretaria já teve um caso registrado de dengue tipo 4, no começo do ano, “precisamos se preparar para mais casos”. Alertou.
Defesa Civil
Por telefone, ao vivo, o coordenador da Defesa Civil da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, Denis Prado, fala sobre as ações do combate a dengue em Foz. Segundo ele, com parceria da Sanepar, o foco das ações começa na região da Vila C e deve transcorrer até o centro da cidade. O trabalho é de notificação e multas para proprietários com áreas irregulares.
Clique no Link para escutar a entrevista completa com a secretária Letice de Lima https://soundcloud.com/r-dio-cultura-foz/secret-ria-de-sa-de-letice-de
Reportagem Ygor Kramer