O lutador Fabrício Dias falou sobre sua vitória no Jungle Fight

Participou do programa esportivo da Cultura, na manhã de segunda-feira (26), o lutador iguaçuense, Fabrício Dias, de 19 anos de idade, da equipe Orions Nova União de Foz do Iguaçu. Ele que venceu o combate contra o paraguaio Aldo Villalba, no evento Jungle Fight que aconteceu no último sábado (24) no ginásio Costa Cavalcanti em Foz do Iguaçu. Com gosto de revanche, Fabrício venceu o seu adversário por nocaute no primeiro round, – o juiz decidiu finalizar o combate por decisão de que o lutador Aldo não tinha mais condições de continuar a lutar -.

“Eu estava muito preparado para esta luta e consegui dar o meu melhor”, disse o jovem Fabrício Dias, que descreveu sua vitória, “eu percebi que ele sentiu a minha mão e ficou tonto, então esperei a hora certa para o golpe certo”. Ressaltou.

Fabrício tem em seu contrato, após ganhar o combate no último evento, mais quatro lutas que podem acontecer dentro de um ano. “Não sei com quem será minha próxima luta, mas a minha preparação não vai parar e vou estar pronto quando for chamado para o próximo combate”, destacou o lutador.

O diretor da equipe Orion Nova União em Foz, e faixa preta de Jiu Jitsu, Eder Silva, também participou do programa esportivo desta manhã. Para o diretor, a vitória do Fabrício Dias é uma vitória para toda a equipe, “todos fizeram parte dessa vitória, toda equipe ajudou e isso representa muito para mim”, enalteceu. Segundo Eder,  foi mais um dever cumprido. Ele explicou que ser lutador é preciso uma rotina séria, preparação física e foco. “Têm vários atletas em preparação para lutar eventos de grande porte como o Jungle Figth”, afirmou o diretor.

Ele lamentou alguns detalhes que poderiam finalizar a luta do Fabrício mais cedo, “mas são espaços que serão preenchidos nos próximos treinos”. Porém afirmou o compromisso da equipe representar o município iguaçuense, “nós levamos a sério nosso esporte, ensinamos as modalidades à todos que queiram aprender, mas também temos nossos atletas profissionais, que levam como profissão suas modalidade e nosso papel é incentivar esses guerreiros”, finalizou.

Jiu Jitsu

Também participou do programa esportivo da Cultura, o lutador de Jiu Jitsu da equipe Orions Nova União de Foz, Ávila Guilhermino, faixa azul e bronze no último mundial que aconteceu em São Paulo, ele falou sobre sua preparação e próximos campeonatos que vai enfrentar. “Lamentei muito minha colocação no último mundial de jiu jitsu, mas estou focado e cada dia mais preparado para chegar onde quero ser campeão”, disse Ávila.

Recentemente, Ávila veio de Brasília – onde já treinava jiu jitsu -, para estudar turismo em Foz do Iguaçu. Hoje, ele estuda e trabalha na área, “o jiu jitsu faz parte do meu dia a dia”.

Ávila ajudou o lutador Fabrício Dias para afiar sua luta de chão, “o Fabrício está em todos os treinos, sempre um ajudando o outro e eu tive a oportunidade de fazer parte do crescimento no jiu jitsu desse guerreiro”, contou Ávila.

O diretor Eder Silva fez questão de ressaltar a importância do Ávila na vitória do jovem Fabrício,”o Ávila é outro guerreiro da nossa equipe,  ele é focado no que quer e ajudou o Fabrício muito nos treinos antes do combate”, destacou o diretor.

O lutador Ávila, no momento, se prepara para dois campeonatos, um no próximo dia oito que acontece na cidade de Toledo/PR e o Campeonato Panamericano que acontece no dia 29 de outubro em São Paulo,”estou focado, treinando todos os dias, vou buscar meu ideal e trazer a minha medalha para Foz do Iguaçu”, finalizou.

Outras lutas

Outras nove lutas movimentaram a noite dos iguaçuenses. A principal, valendo o cinturão aconteceu entre Reginaldo Vieira-SP e Mário Israel-AM. A vitória foi do amazonense por nocaute técnico e ficou com o cinturão do Jungle Fight (o maior envento de MMA da América Latina).

O contato da Academia Orions Nova União de artes marcial é (45) 352-5720 / falar com Eder Silva

Clique no Link para escutar a entrevista completa https://soundcloud.com/r-dio-cultura-foz/lutadores-igua-uenses

Projeto Social de Jiu Jitsu

O Projeto Jovem Lutador destaca campeões no Campeonato Mundial de Jiu Jitsu. Realizado nos dias 18 à 21 de julho em São Paulo, o Campeonato Mundial de Jiu Jitsu, onde 6 atletas iguaçuenses se destacaram no maior evento mundial da modalidade, trazendo medalhas importantes para Foz do Iguaçu.

O técnico Marcos, conhecido como “Broa”, do Jiu Jitsu da Equipe Oriuns Nova União, está desenvolvendo um Projeto Social em parceria com SMEL e a Secretaria Esportes do Estado (SEES), que irá fornecer kimonos para contemplar 100 crianças de 06 à 17 anos do projeto “JOVEM LUTADOR” para estruturar a equipe, que representará o Município com o apoio da SMEL no Campeonato Panamericano que será realizado em São Paulo no mês de outubro. O Jiu Jitsu é uma ferramenta social que educa, ensina e transforma o caráter de crianças e jovens, inserindo no esporte, e tirando das ruas e diminuindo a incidência destes jovens no envolvimento com drogas. O Mestre Broa tem contribuído muito na formação de atletas campeões como também na formação social.

“Esse projeto já existia internamente aqui na academia, agora temos o apoio da Secretaria de Esportes do Município, e vamos aumentar o projeto. O objetivo maior é formar competidores, pessoas do bem, profissionais, dentro e fora do tatame, tirar as crianças das ruas, da frente do computador, é o que os pais mais nos pedem. Dar oportunidade de ser um lutador, afinal, esporte é saúde. O projeto não somente para crianças carentes, é para o jovem que sonha em ser um lutador, que goste de artes marciais”, concluiu o professor Marcos.

Reportagem – Ygor Kramer

Sair da versão mobile