Após anunciar estado de alerte de dengue, a prefeitura de Foz do Iguaçu mobilizou todas as secretarias para se unirem contra uma possível epidemia na cidade. A primeira ação tomada foi criar um comitê contra a dengue e antecipar a campanha de prevenção. Uma reunião realizada na sede do Foztrans, no final desta semana, definiu medidas emergenciais que já começaram a serem tomadas em todas as regiões do município, como as notificação de terrenos baldios abandonados, fechamento das “boca de lobo”, a fiscalização das fossas desativadas e a contratação de agentes de endemias. O próximo passo é colocar em prática as ações planejadas.
Cada secretaria deverá registrar oficialmente todas essas ações, através de relatórios diários contando hora, local, ação realizada e resultados. “Desta forma poderemos nos respaldar junto à justiça e reverter a imagem do município com o Ministério da Saúde”, assim além de não sermos multados também poderemos receber algum auxílio a mais do Governo Federal para o combate a dengue. “Estamos começando o trabalho dois meses na frente, e isso é positivo”, disse o prefeito Reni Pereira.
Com a previsão de chuva para todo o final de semana, a prefeitura pretende identificar os locais mais críticos para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Nos quatro últimos dias, a Sanepar visitou 259 residências, nas quais 38 foram notificadas., número considerado alto.
Além das secretarias, estão comprometidos no mutirão contra a dengue, o Centro de Controle e Zoonozes e a Defesa Civil, que farão uma avaliação semanal dos trabalhos. O Exército também foi convidado para participar das ações e fará mutirão no próximo dia 15 de setembro.
O chefe da Guarda Municipal e responsável pelas ações da Defesa Civil, Cleumar Farias, trabalha na divulgação do número 199, e pede que a população ligue para a Defesa Civil e avise de locais que estejam servindo como criadouros de dengue.
Mídia Educativa
As ideias para a campanha de mídia em jornais, rádios e Tvs também foram discutidas entre os participantes. O Diretor de Cerimonial da Assessoria Especial de Comunicação, André Guedes, apresentou várias ideias de slogans e imagens para a produção já na próxima semana. Uma cartilha lúdica e informativa também será confeccionada através da Assessoria de comunicação para ser distribuída pela Secretaria Municipal da Educação aos alunos das 51 escolas municipais.