A Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – nomeou o Parque Nacional Iguazú, na Argentina, como de Valor Universal Excepcional, por sua importância cultural e natural. O título foi concedido no final de junho, na última reunião do Comitê de Patrimônio Cultural, no Camboja.
A Unesco sugeriu, no encontro, a fusão do parque argentino com o Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, porque ambos, além de protegerem as maiores e mais espetaculares quedas d’água do mundo, abrigam mais de duas mil espécies distintas de plantas, mais de 400 espécies de aves, cerca de 80 espécies de mamíferos e incontáveis espécies invertebradas.
A ideia é que seja criado um parque binacional, para que uma administração efetiva e conjunta das áreas protegidas possa melhorar a fiscalização e reduzir os efeitos negativos no uso das terras próximas.
O título de Valor Universal Excepcional reconhece o território – não apenas o lado argentino, mas as duas margens – como de “importância cultural e natural tão extraordinária que transcende as fronteiras nacionais, sendo importante para as gerações atuais e futuras de toda a humanidade”.
Por, fozdoiguaçudestinodomundo.com.br