Com a anulação, pela Justiça Federal, dos votos da eleição por correspondência do Conselho Regional de Medicina, começam a ser postados pelos Correios, nesta quarta-feira (21) os kits de votação para os 10.839 médicos inscritos no Paraná e que mantêm endereço de correspondência fora de Curitiba. Eles devem votar até 4 de setembro, data definitiva para conter a chancela postal da devolução das cédulas
O Conselho destaca que com a determinação judicial todos os médicos estão obrigados a votar, mesmo os que votaram anteriormente. A não participação exige justificativa em até 60 dias após a conclusão do pleito, o que para os profissionais residentes fora de Curitiba começa a contar a partir de quatro de setembro. O formulário já está disponível no portal do Conselho e pode ser usado pelos médicos de Curitiba, cujo prazo de justificativa vai até quatro de novembro.
Conforme decisão da Comissão Eleitoral foi arbitrado para 18h de 11 de setembro o prazo máximo para recepção dos votos que serão considerados válidos. O escrutínio será iniciado às 8 horas do dia 12 de setembro. Duas chapas estão concorrendo para composição do corpo de conselheiros para a gestão 2013/2018: a chapa 1, 18 de Outubro, que é situacionista; e a 2, Dignidade Médica, de oposição.
Votos válidos
A etapa anulada por decisão judicial teve a participação de 6.039 médicos, correspondendo a 55,72% dos kits enviados. Houve ainda aproximadamente 800 devoluções de kits (7,8%) por inconsistência de endereços ou ausência de destinatários. Foram realizados 7.378 votos presenciais na sede do CRM-PR no período de 5 a 7 de agosto. Correspondendo a 75,64% do total de médicos de Curitiba em condições de participar da eleição, os votos foram legitimados pela Justiça.