De janeiro até esta segunda-feira já foram confirmados 1.315 casos de gripe no Paraná. Quase a metade dos casos, 583 registros, são do vírus Influenza B. O vírus influenza A H1N1 representou 554 casos da doença. Somente na última semana surgiram 35 casos novos contra 71 de sete semanas atrás. Até agora já foram confirmadas 53 mortes pela doença neste ano. Os dados constam do boletim da gripe divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira (19).
O último óbito por gripe no Paraná foi registrado no município da Lapa, região de Metropolitana de Curitiba. O paciente tinha quatro meses de idade e morreu no dia 11 de agosto. Para evitar novas mortes, a principal orientação dos médicos é o diagnóstico e tratamento precoce de todos os casos.
Neste ano, o Paraná tem 328 mil tratamentos para gripe. Até agora, 282 mil medicamentos já foram encaminhados aos 399 municípios do Estado e estão à disposição da população. O restante está no estoque de reserva no Centro de Medicamentos do Paraná.
O medicamento para o tratamento é oferecido gratuitamente na rede pública de saúde, mesmo para quem se consultou na rede particular. Para retirar o medicamento, basta o paciente apresentar uma receita médica válida em uma unidade básica de saúde ou centro de referência para tratamento de síndromes gripais.