O juiz federal Ronny Ferreira anulou a portaria 163 do Instituto Chico Mendes (ICMBio) que determinava que a partir do dia 29 de dezembro de 2013 seria proibido o trânsito de táxis e de veículos das agências de turismo no interior do Parque Nacional do Iguaçu. Da decisão cabe recurso.
O juiz analisou o requerimento formulado pelo Sindicato das Empresas de Turismo de Foz do Iguaçu, requerendo cumprimento da sentença que homologou acordo entre as partes. O ICMBio deveria promover a revisão do plano de manejo e não cumpriu o acordo.
Para o Superintendente da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, a decisão do Juiz Ronny Ferreira, que anulou a portaria do ICMBio, “deve ser considerada uma decisão histórica”, disse Piolla. Ele explica que esta decisão permite que possa ser realizado uma discussão correta sobre a sustentabilidade do Parque Nacional do Iguaçu, “A decisão, além de anular, determine que o ICMBio revise o Plano de Manejo e isso garante uma tranquilidade para nossa cidade”, esclareceu Piolla. Segundo ele, agora o assunto está em seu devido lugar, “sem canetaço”.
O Deputado Federal, Prof. Sérgio, participou ao vivo no programa Contraponto de hoje. O deputado contou que comemorou muito a decisão do Juiz Ronny Ferreira, que anulou a portaria do ICMBio, “Ele (o juiz) sempre foi simpático à Foz do Iguaçu”, disse o deputado. Ele contou, ainda, que dia 21 deste mês acontecerá uma reunião com ICMBio e representantes para discutir o assunto. “Ou o instituto faz a revisão do Plano de Manejo do parque ou nunca mais venha com essa ideia de fechar a entrada de veículo”, indagou o deputado Prof. Sérgio.