O Instituto Paraná Pesquisas divulgou na noite de terça-feira (30) uma pesquisa de intenção de votos para o governo do estado, em 2018. Sem nenhum novo nome, os senadores Roberto Requião (PMDB) e Álvaro Dias (PSDB), liderariam a disputa. O pmdebista aparece com 30% das intenções de voto, contra 27% do tucano.
O deputado estadual Ratinho Junior (PSC) aparece com 20% e a senadora Gleisi Hoffmann (PT), com 8%. A vice-governadora, Cida Borghetti (Pros), apareceu com 2%. A pesquisa foi feita de forma estimulada, entre os dias 20 e 24 de junho e foi publicada pela Gazeta do Povo.
Roberto Requião aparece na frente, com 30%, tanto quando pesquisado na Região Metropolitana de Curitiba, quando no interior do Estado.
Análise
Em análise feita para o jornal A Gazeta do Povo, o cientista político Emerson Cervi, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é muito cedo para dizer que esses números vão se traduzir em reais intenções de voto mais para frente. “Tem mais relação com o grau de lembrança dos candidatos. Isso não é intenção de voto, mas aquilo que tecnicamente a gente chama de saliência. O sujeito está na cabeça do eleitor e não é rejeitado, mas não quer dizer que isso vai se converter em votos”, afirma.
Cervi diz que, apesar disso, é possível ver uma “transferência negativa” de popularidade de Richa para Ratinho Jr., que é seu aliado e atual secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano. “A imagem do governador neste momento é muito ruim, e aparentemente isso se transfere para o Ratinho, que é visto como alguém próximo a ele. Mas não quer dizer que isso vá continuar assim”, afirma.