O Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu, completa 44 anos neste sábado. Localizado estrategicamente na divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai, o terminal funciona como uma das principais portas de entrada de turistas no país. A região de Foz é conhecida pelas Cataratas do Iguaçu, pela Usina de Itaipu, pelos famosos cassinos e restaurantes do lado argentino, e ainda, pelas compras do lado paraguaio. Juntos, esses fatores fazem com que a indústria do turismo seja a principal fonte de renda do município.
Para Joacir Araujo, superintendente do terminal, as riquezas naturais da região aliadas à proximidade com os países vizinhos, fazem o Aeroporto das Cataratas responsável pela maior parte da movimentação de pessoas que chegam à cidade.
“Foz do Iguaçu hoje está entre os destinos mais procurados por turistas tanto brasileiros quanto internacionais. Então, o aeroporto de Foz do Iguaçu nesse cenário, tem peça fundamental, pois o maior volume de passageiros que vem visitar as Cataratas, Itaipu, a gastronomia argentina, fazem a sua entrada pelo Aeroporto de Foz do Iguaçu. Nesse contexto, o aeroporto torna-se o cartão de visitas inicial da cidade”.
Atualmente, o aeroporto conta com voos das companhias Gol Linhas Aéreas, Latam e Azul Linhas Aéreas Brasileiras, que ligam a cidade paranaense a Curitiba, São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Florianópolis, Confins e Lima, no Peru. Com capacidade para receber mais de três milhões de passageiros por ano, o terminal registrou até novembro de 2016, mais de um milhão e meio de passageiros. E a expectativa para 2017, é que essa movimentação aumente com a entrada de novos voos da Avianca Brasil.
Assessoria